terça-feira, 22 de novembro de 2016

Natal

O que é Natal?

significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. O nascimento de Jesus é o significado do Natal hoje em dia.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde ocorreu o nascimento (por exemplo, "cidade natal" significa "cidade onde aconteceu o nascimento"). A palavra "natal" significa "do nascimento".

Origem do Natal

Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição da Saturnália foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.

História do Natal

A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.
"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens". (Lucas 2:1-14)

Significado dos Símbolos de Natal

As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

Papai Noel


Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

Estrela de Natal


Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

Presentes de Natal


Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.

Velas de Natal


Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".
Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. Todas as tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte aumento das vendas, constituindo a melhor época para os comerciantes.

Vídeo: Canções Natalinas

Plano de Aula
Dia: 23/11 e 30/11/2106

Conteúdos: Natal.

Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes.

Objetivos:

Conhecer a história e os símbolos natalinos despertando-se sobre a importância do natal;
Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas;
Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades lúdicas;
Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas. 


Atividades:








         Vídeo de Historinha com a Turma da Mônica
               

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Primavera

PRIMAVERA



Estação das Flores

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

 É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com  flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

 No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada).

 Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as  águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
Flores que se destacam na primavera:

rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Música
            

História

            




ATIVIDADES:








sexta-feira, 16 de setembro de 2016

21 de Setembro - Dia da Árvore



21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.


ATIVIDADES:











VÍDEO
           


 HISTÓRIA DA A ÁRVORE GENEROSA

           


HISTÓRIA: A ÁRVORE QUE NÃO QUERIA MORRER

Plano de Aula - Meio Ambiente



PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Ciências

CONTEÚDO: Meio Ambiente-Água

OBJETIVOS: 

Conscientizar os alunos para que possam perceber que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída; 

Reconhecer a importância da água para nossa vida;

Compreender o ciclo da água;

Aprender brincando.


ATIVIDADES:

Atividade 1- Jogo da Memória

Atividade 2- Quebra-cabeça

Atividade 3- Colorir

Atividade 4- Jogo dos 7 erros

Atividade 5- Sequência Lógica

Atividade 6- Córtex

Vídeo Musical


Vídeo Ciclo da Água


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Plano de Aula - Formas Geométricas


PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Matemática

CONTEÚDOS: Formas Geométricas, relacionar números e quantidades, sequência numérica.

OBJETIVOS:

Identificar a sequência correta dos numerais;

Reconhecer as formas geométricas;

Relacionar números e quantidades;

Aprender brincando.

ATIVIDADES:

Números e Quantidades

Ligue os pontos

Memória dos Números

Aprenda a Contar

Formas Geométricas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

07 de Setembro - Independência do Brasil




INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação. Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal.

Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:

“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.”

Puxando a espada gritou:

Independência ou morte!

No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com o nome de Dom Pedro I.




  
VÍDEO HINO DA INDEPENDÊNCIA:

              

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Plano de Aula - 17/08/2016

  
PLANO DE AULA

DATA: 17/08/2016



DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática e Artes.



CONTEÚDOS: Vogais, consoantes, quantidade de letras na 


palavra, colorir, adição e sequência na ordem certa.



OBJETIVOS: 


Alfabetizar através do lúdico;

Distinguir vogais e consoantes;


Trabalhar atenção, concentração, memorização e coordenação motora;
                
Resolver operação de adição simples.

          
ATIVIDADES:

Vogais e Consoantes


Memória em Ordem


Adição Simples


Vamos Colorir?


















quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Plano de Aula



O que é Folclore

 22 de Agosto


O folclore é uma festa que une todas as tradições, 

crenças e lendas de um país. Ele é comemorado no 

dia 22 de Agosto. Ele foi criado no ano de 1965.


 Pertencem ao folclore:

A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças 

regionais, as canções populares, as histórias populares, os 

costumes populares, religiosidade popular ou cultos 

populares, a linguagem típica de uma região, medicina 

popular, o artesanato etc.



Data: 24/08/2016

Assunto: Folclore


Objetivos: Estimular o gosto pela cultura popular.

                  Valorizar o folclore brasileiro.
                   Desenvolver a criatividade.
                   Estimular a linguagem oral.
                    

Atividades:


Quebra-cabeça


Jogo da Pipa


Monte seu cenário


Colorir


Jogo da Memória do Folclore


Dominó Folclórico 

Vídeo do Folclore

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Plano de Aula



Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.



Tema: Dia dos Pais

Data: 10/08/2016


Professora: Marcela Moura


Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática e Artes


Conteúdo: Jogo da memória, colorir


Objetivos: Valorização da figura parterna;

                    Estimular a expressão da linguagem oral;
                    Trabalhar atenção, concentração e memorização;
                    Desenvolver a coordenação motora fina.




Atividades:


Atividade de Colorir

Vídeo Animado Dia dos Pais
Memória Gravatinha do Papai



           




quinta-feira, 7 de julho de 2016

Festas Juninas



FESTAS JUNINAS




As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Dança Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como “olha a chuva, “olha a cobra”. Ao final, o casal despede-se.

PLANO DE AULA
Professora: Marcela Moura
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Artes
Conteúdos: Adição, colorir, jogo da memoria, dominó, 7 erros, números e quantidades,
letra inicial e final, sequência numérica e formas geométricas.
Objetivos: Enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas;
                       Desenvolver criatividade;
                       Trabalhar raciocínio logico, atenção, concentração e memorização e coordenação motora;
                       Alfabetizar brincando.

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR :

ATIVIDADES ON-LINE: